Ser feliz é bom


Um estado saudável

Um estado saudável exige vários elementos interligados: um deles é o sentimento da alegria. É isto que nos diz o livro de Provérbios: ‘A alegria faz bem à saúde; estar sempre triste é morrer aos poucos.

A alegria é um sentimento complexo

A alegria é um sentimento complexo, resultante da combinação satisfatória de sensações e percepções. O apóstolo Paulo se alegrava, quando sofria por causa de Cristo. Para ele isto era um sinal positivo da sua fidelidade ao Senhor – afinal de contas, quanto valem nossas provações, quando comparadas ao sacrifício de Jesus por nós?

 E da renovação das próprias energias

Ninguém se alegra, quando vê sua vida desperdiçada. Quando, entretanto, percebe que seus objetivos estão sendo atingidos, a consequência é o sentimento da alegria. E da renovação das próprias energias e dos próprios esforços. Por isso, alegria faz bem à saúde.

Há alegrias profundas e alegrias superficiais

Há alegrias profundas e alegrias superficiais. Há alegrias passageiras e alegrias que permanece. Cultivar a saúde espiritual é selecionar biblicamente as experiências que nos dão alegria.

Não perca a esperança diante das tribulações

Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida.’ (Provérbios 4:23). Não deixe a maldade do mundo te corromper. Não perca a esperança diante das tribulações. 

O amor de Deus deve nos inspirar

Mas, se alguém não tem cuidados dos seus e principalmente dos da sua família, negou a fé e é pior do que o infiel.’ (1 Timóteo 5:8). O amor de Deus deve nos inspirar a.