IMAGEM
07 ago

Imagem country



O rodeio, essa tradicional festa de peões, teve início no Brasil na cidade de Barretos, na década de 1940. Barretos era, na época, uma cidade com atividade essencialmente pecuária, com a criação de bovinos voltada para um grande frigorífico instalado ali.

Nessa época os peões se encontravam e, para descontrair e se divertir, montavam bois e cavalos, desafiando uns aos outros para mostrar quem tinha mais habilidade. Desse passatempo, que começou a atrair público interessado, surgiu o rodeio, que se tornou uma festa emblemática no Brasil inteiro.

Desde o primeiro rodeio organizado como tal, em 1947, debaixo de uma velha lona de circo, até os tempos atuais, onde são investidos milhões de reais em sua realização, os rodeios mostram que vieram para ficar, fazendo dos peões as verdadeiras estrelas da festa.

Com as mudanças ocorridas através dos anos e mudando o transporte de gado em todo o Brasil, que passaram a viajar de caminhão em vez de nas tropas, os peões também mudaram sua atividade, deixando de conduzir boiadas para se tornarem competidores, indo em busca dos prêmios milionários oferecidos nas festas de rodeio.